Editora Unicamp
 
Orientações - Como Publicar

A Editora da Unicamp tem por objetivo a publicação de obras relevantes para os estudos universitários, nas várias áreas do conhecimento. Assim sendo, o seu Conselho Editorial não examina propostas de publicação de obras cuja relevância acadêmica não seja evidente.

As prioridades estabelecidas pelo Conselho não contemplam tampouco a publicação de trabalhos de conclusão de curso e de dissertações de mestrado.

Processo de seleção, avaliação e produção editorial

Fase 1 – Apresentação de resumo

1. O autor deverá preencher o formulário de identificação e elaborar um resumo da obra. Clique aqui para baixar o formulário.

2. O Conselho Editorial analisará esse documento e decidirá pela continuidade ou não do processo de análise da obra.

3. Caso haja interesse pelo texto proposto, o Conselho solicitará ao autor a apresentação dos originais, em três vias.

Fase 2 – Exame dos originais

1. Os originais de textos aprovados na Fase 1 serão objeto de avaliação formal de mérito por membros do Conselho e/ou assessores ad hoc.

2. Os originais para avaliação devem ser apresentados em forma definitiva. Não se aceitarão para análise trabalhos incompletos ou que prevejam, após o momento de sua apresentação, reformulações amplas. A entrega de trabalhos incompletos implica o cancelamento do processo de avaliação.

3. Teses de doutorado ou livre-docência não devem ser apresentadas ao Conselho Editorial antes de sofrer as adequações necessárias à forma de livro, isto é, antes de o discurso passar por ampla revisão feita pelo próprio autor, contemplando a redução substancial das referências bibliográficas e das notas de rodapé, bem como a reformulação das demais partes do texto que caracterizam exclusivamente o trabalho acadêmico apresentado a uma banca.

4. Com base na avaliação de mérito, o Conselho Editorial decidirá pela aceitação ou não do trabalho, dependendo de sua adequação à linha editorial e da viabilidade econômica de sua produção.

5. O resultado final da avaliação será comunicado ao autor.

Fase 3 – Preparação e entrega dos originais de obras aprovadas

1. Aprovada a publicação, o autor deverá entrar em contato com a Secretaria da Editora, que o encaminhará ao setor de produção editorial.

2. O autor deverá entregar a versão definitiva do seu texto, de acordo com normas específicas que lhe serão encaminhadas pela Editora.

3. Não serão aceitas substituições ou inclusões de capítulos, parciais ou não, posteriores à aceitação do livro pela produção da Editora. Se isso ocorrer, o processo de produção do livro será interrompido até decisão da direção da Editora sobre os procedimentos a serem tomados.

4. A obra não poderá ser entregue para produção em forma incompleta. Entende-se por incompleta a obra que for apresentada sem qualquer das suas partes textuais.

5. Após a entrega dos originais e a certificação, por parte do setor de preparação, de que não há pendências, o autor assinará, com a Editora, um contrato de edição.

6. Uma vez iniciado o processo de produção, o autor só poderá realizar intervenções no texto para sanar problemas da preparação, da revisão ou da diagramação do livro.

7. Depois de preparado, o texto será submetido ao autor, para revisão das primeiras provas.

8. Depois de diagramado, o texto será apresentado ao autor, para apreciação final.

 



CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br