VISÕES MULTIDISCIPLINARES DA AYAHUASCA

Autor: Lucas Oliveira Maia | Camila Dias | Luis Felipe Valêncio | Luís Fernando Tófoli

Neste volume, a equipe do Icaro, Interdisciplinary Cooperation for Ayahuasca Research and Outreach (Cooperação Interdisciplinar para Pesquisa e Extensão da Ayahuasca), originária da Unicamp, explora o universo da ayahuasca em três abordagens principais: a relação da planta com a natureza e as ciências humanas, suas implicações na saúde mental e as investigações em pesquisas experimentais. A obra analisa desde aspectos botânicos e antropológicos até seu impacto no tratamento de transtornos mentais, seus efeitos fisiológicos e questões metodológicas. Com a colaboração de diversos especialistas, o livro aborda estudos de comunicação, psicanálise, neurociência e mais, oferecendo uma visão ampla e multidisciplinar sobre essa bebida tradicional e sua relevância na ciência moderna.

 

Organizadores:
Lucas Oliveira Maia é bacharel em Ciências Biológicas, mestre em Psicofarmacologia pela Unifesp e doutor em Saúde Mental pela Unicamp. Investiga usos terapêuticos de psicodélicos para transtornos psiquiátricos.
Camila Dias é formada em Ciências Biológicas e Pedagogia, mestre em Ciências Farmacêuticas pela Unicamp. Estuda a botânica da ayahuasca.
Luis Felipe Valêncio graduou-se em Ciências Biológicas, é mestre em Psicologia e Saúde pela Famerp e doutorando em Saúde Coletiva pela Unicamp. Pesquisa os usos terapêuticos e ritualísticos de psicodélicos, com enfoque em bioética.
Luís Fernando Tófoli é médico psiquiatra, doutor em Psiquiatria pela USP e professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Estuda os usos e efeitos da ayahuasca e de outros psicodélicos.

Ficha Técnica

Edição : 1

9788526816169

Ano : 2023

Páginas : 248