Editora da Unicamp – 40 anos circulando o conhecimento produzido na Universidade e incentivando a leitura e o acesso ao livro.

Edwiges Maria Morato
Diretora da Editora da Unicamp


A Editora da Unicamp faz 40 anos em 2022.

Fundada em 1982, a Editora da Unicamp é o órgão da Universidade Estadual de Campinas destinado à difusão de obras de natureza científica, cultural e acadêmica ligadas ao âmbito universitário e às funções essenciais da Universidade: produção e circulação de conhecimento, integração entre ensino, pesquisa e extensão acadêmica e cultural, incentivo à leitura e à experiência de cidadania, diálogo e cooperação com editoras nacionais e estrangeiras.

Instituída na gestão do então reitor Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, a Editora foi, na verdade, planejada um pouco antes de 1982, em meio a iniciativas que ajudaram a pavimentar sua criação, sua dinâmica de funcionamento inicial, suas primeiras linhas editoriais e modelos de gestão, que contam, desde o começo, com a presença de um Conselho Editorial constituído de membros internos e externos à Unicamp e com a expectativa de interação com diferentes instâncias da Universidade.

Na esfera editorial, com um histórico de produção que ora se expande, ora recua em face das vicissitudes e das oportunidades de várias ordens, mais de mil livros foram publicados desde então, em todas as áreas do conhecimento, em formatos distintos, impresso e/ou digital.

Hoje, com mais de 600 livros de elevado padrão editorial disponíveis no catálogo, a Editora da Unicamp recebe propostas espontâneas encaminhadas do Brasil e do exterior, além de prospectar obras por meio de editais específicos e de Séries e Coleções temáticas, cuja abrangência pode ser apreciada em nosso site institucional. Fazem parte desse catálogo obras que abordam temas de grande relevância da agenda científica contemporânea, obras clássicas e inovadoras no campo da ciência, da arte e da literatura, livros de caráter didático, Coleções e Séries temáticas, coletâneas de redações do vestibular da Unicamp. Por meio de iniciativas editoriais próprias ou em cooperação com editoras nacionais e estrangeiras, públicas ou privadas, a Editora da Unicamp tem veiculado conhecimento de amplo espectro sociocultural. A qualidade de sua produção acadêmica, editorial e gráfica tem rendido à Editora da Unicamp inúmeros e significativos prêmios.

Nas esferas acadêmica e cultural, vemos crescer as iniciativas da Editora da Unicamp, enquanto ente universitário, voltadas ao estímulo e ao acesso à leitura, à cultura do livro e à experiência de cidadania, entre as quais podemos mencionar a abertura da Livraria da Editora, as campanhas de doação de livros para o incremento de bibliotecas públicas e de organizações não governamentais sem fins lucrativos do estado de São Paulo, a condução de políticas que visam à acessibilidade e à aquisição dos livros produzidos e comercializados pela Editora, a participação formativa na graduação e na pós-graduação, seja por meio de uma qualificada produção editorial, seja por meio de ações culturais promovidas em conjunto com diferentes instâncias da Universidade.

Observando a trajetória de 40 anos da Editora da Unicamp vemos bem que, de uma forma ou de outra, ela tem representado o ambiente universitário plural e diverso da Unicamp.

Este folheto é, a um só tempo, um registro e uma homenagem a todos os que construíram a história da Editora da Unicamp nesses 40 anos: reitores, diretores, equipe técnica, membros do Conselho Editorial, autores, leitores, assessores de mérito, editoras parceiras, entre muitos outros que colaboraram com a consolidação de uma das mais importantes editoras do país.

Dedicado à trajetória da Editora da Unicamp desde sua criação, e tendo por base registros documentais, fotografias e matérias jornalísticas, além de depoimentos de ex-diretores e profissionais que nela atuaram e atuam, este folheto, ainda que de forma não exaustiva, dados seu escopo e seu tamanho, permite compartilhar com o leitor e a leitora momentos significativos desses 40 anos de existência.

Resiliente e essencial para a vida universitária, como o próprio livro, a escrita e a prática da leitura, a Editora chega à maturidade tendo muito do que se orgulhar e aberta aos vários desafios que sempre terá pela frente, em função de sua vocação científico-cultural e de sua concernência aos objetivos da Unicamp, uma universidade de excelência, pública, gratuita e socialmente referenciada.

Essa abertura a um sentido de futuro tem sido exibida pela Editora da Unicamp ao longo de sua história, de diversas maneiras. Em termos editoriais, ela percorreu diferentes e não excludentes trilhas, caminhando do interesse por livros didáticos de alcance educacional amplo a obras derivadas de pesquisas universitárias de ponta, passando pela tradução de clássicos e autores de grande interesse contemporâneo, livros de divulgação científica e de introdução ao conhecimento universitário; em termos administrativos, ela foi ganhando qualificação profissional e institucionalizou-se cada vez mais, convivendo com regimentos e diretrizes que orientam seus procedimentos editoriais, comerciais e financeiros; em termos institucionais, em consonância com valores da Universidade, empenhou-se na excelência de sua produção, na interação com a comunidade universitária e com a sociedade de uma forma geral.

Longa vida à Editora da Unicamp! Longa vida à Universidade Estadual de Campinas! Longa vida à universidade pública brasileira!

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