ARTES, MATEMÁTICA, PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS MÍDIAS

Autor: Hermes Renato Hildebrand | José Armando Valente

Este livro aborda a presença da matemática nas artes e na cultura por meio da cognição humana, com enfoque em programação computacional. Além disso, destaca-se por ser um livro paradidático que explora a matemática destacando sua abstração e sua influência em diversas áreas do conhecimento. A matemática é descrita como uma das ciências mais antigas da humanidade, formulando hipóteses e deduzindo consequências. Aqui, ressaltam-se as similaridades entre essas duas linguagens, a partir do pensamento de Charles Sanders Peirce, que previu que as ciências caminhariam em direção à matematização. Hoje, esses aspectos são identificados pela era da Inteligência Artificial e das Humanidades Digitais. Por fim, conclui destacando a importância da educação diante de um guia didático que trata dos conceitos matemáticos e do conhecimento artístico por meio das tecnologias.

Hermes Renato Hildebrand é graduado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado pela PUC-SP. É livre-docente pela Unicamp, onde é professor. Tem experiência nas áreas de Matemática, Semiótica, Educação e Artes, com ênfase nas tecnologias. Publicou vários artigos em livros e revistas nacionais e internacionais e participa dos grupos artísticos SCIArts – Equipe Interdisciplinar e cAt-ciência/Arte/tecnologia – CNPq. Em 2006, recebeu o prêmio Sergio Motta do governo do estado de São Paulo.
José Armando Valente é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP-São Carlos). Mestre e doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), é professor titular aposentado da Faculdade de Multimeios, Mídias e Comunicação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador colaborador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied/Unicamp). Publicou vários artigos em livros e revistas nacionais e internacionais. Recebeu, entre outros, o prêmio Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002).

Ficha Técnica

Edição : 1

9788526816190

Ano : 2023

Páginas : 264