BRASIL NO CAPITALISMO DO SÉCULO XXI, O

Autor: Marcio Pochmann | Luciana Caetano da Silva

Este livro convida o leitor a fazer uma reflexão acerca do modelo de desenvolvimento implantado no Brasil, a partir da última década do século XX, tomando uma direção oposta à de outros países emergentes, a exemplo da China, que se notabilizou pela rápida expansão industrial assentada na inovação tecnológica. Renunciando à posição conquistada até os anos 1980, o Brasil subutilizou a demanda potencial do mercado doméstico, reduzindo a participação relativa da indústria no valor adicionado bruto (VAB), muito antes de sua consolidação, enquanto o setor de serviços vem crescendo de forma subordinada à difusão tecnológica engendrada pelo centro dinâmico da economia global. Amargando rebaixamento no PIB internacional, o país explicita uma regressão econômica com reprimarização das exportações sob o comando da tríade mineração-pecuária-agricultura, com reflexos sobre a divisão internacional do trabalho e sobre o novo padrão de transferência de riqueza aos países ricos.

Marcio Pochmann é doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde é professor titular do Instituto de Economia e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit-Unicamp). Autor de mais de 60 livros, entre eles Novos horizontes na quarta transformação estrutural (Editora da Unicamp, 2022). Além de pesquisador, acumula experiências na gestão pública: é o atual presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e já presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Luciana Caetano da Silva é doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Dimensões e Dinâmica do Mundo do Trabalho (GDIMT) e autora de O elo entre desigualdade regional e desigualdade social (Fundação Perseu Abramo e Edufal, 2019).

Ficha Técnica

Edição : 1

9788526816183

Ano : 2023

Páginas : 184