O ACONTECIMENTO ANTROPOCENO - A TERRA, A HISTÓRIA E NÓS

Autor: Christophe Bonneuil | Jean-Baptiste Fressoz

Os cientistas afirmam que a Terra entrou em uma nova era: o Antropoceno. Mais do que uma crise ambiental, estamos vivenciando uma transição geológica que resulta da ação humana. Como chegamos até aqui? Ao reunirem ciência e história, os autores revisitam a história mundial dos últimos séculos pelo prisma do meio ambiente: o livro é um manifesto de uma nova geração de historiadores. Para Bruno Latour, “em uma época em que a palavra ‘Antropoceno’ está em voga, este livro bem documentado e bem argumentado ajudará os leitores a mapear os diferentes significados desse termo tão instável. Os autores mostram a diversidade histórica desconcertante da ação humana naquilo que é geralmente chamado de ‘crise ambiental’”.

Christophe Bonneuil é pesquisador e professor de história da ciência no CNRS e na EHESS (França). Publicou, com Sandrine Feydel, o livro Prédation: nature, le nouvel eldorado de la finance (Paris: La Découverte, 2015) e organizou, com Dominique Pestre, Histoire des sciences et des savoirs – le siècle des technosciences (depuis 1914) (Paris: Seuil, 2015).
Jean-Baptiste Fressoz é historiador da ciência, da tecnologia e do meio ambiente, pesquisador no CNRS e professor na EHESS. Dedica-se à história das transições energéticas nos séculos 19 e 20, e é autor de L’Apocalypse joyeuse (Paris: Seuil, 2012) e Sans transition. Une nouvelle histoire de l’énergie (Paris: Seuil, 2024).

Ficha Técnica

Edição : 1

9788526816220

Ano : 2024

Páginas : 400